domingo, 10 de maio de 2009

O Douro (10-05-2009)


A defesa do Douro e das suas gentes foram o mote para uma conversa bastante animada e com alguma "polémica" à mistura. O Presidente da Casa do Douro fez um ponto da actual situação, não se negou a tecer considerações, comentários e respostas todas as questões, incluindo as que foram apresentadas pelos nossos ouvintes.

Não descartando as suas próprias responsabilidades, M. António dos Santos, frizou que o problema da Casa do Douro é um problema político e que é neste campo que tem de ser resolvido.

A região, e o país precisam de um Douro forte, capaz de defender um produto que é único no mundo, mas é também uma questão social. Evitar o "sangramento", o "esvasiamento" das populações, das regiões interiores para o litoral.

O país sobre de uma "atlantização" que não deseja nem pode continuar a suportar, podendo correr o risco de uma maior conflitualidade nas zonas de maior densidade populacional.

O tempo é de resistências e esperança.

Resistência da "produção" e esperança na qualidade da matéria prima, revelado que está a distinção para o melhor vinho branco do mundo, atribuido à adega de Vila Real.

O Douro e sobretudo os Durienses não podem ter medo de desenhar o futuro com as suas próprias mãos, sob pena estarem continuadamente dependentes de terceiros, estejam estes instalados num ou noutro sitio qualquer.

Cabe aos cidadãos do Douro, deputados, autarcas, resumindo, a todos nós continuar a construção de uma região cheia de plenitude e sem medo do futuro, pois em última análise seremos NÓS a responder perante as gerações futuras do legado deixado.

O engrandecimento do Douro é o engrandecimento do País. Façamos um Douro grande e teremos um País enorme.

Sem comentários: